trakt.tv

Crepúsculo

top_twilight 

 

Eu não tinha resolvido se postava algo ou não sobre Crepúsculo, filme baseado no romance homônimo (e de estréia) de Stephenie Meyer. Não sei se foi porque não gostei e me decepcionei ou porque realmente não me agradou ao ponto que eu queria e me empolgasse para tal.

 

De fato, Crepúsculo ficou como um filme de efeitos fracos e atuações deprimentes. Fiel, sim, mas não necessariamente bom como o livro. Para quem acompanhou meu twitter enquanto desabafava sobre o filme para o @Cinefilos depois de ter visto um post dele, percebeu certos fatos:

- Não gostei das atuações. Ficaram forçadas demais para chegar o mais próximo possível do livro. Perderam a naturalidade.

- O ritmo quase frenético da evolução da história atrapalhou o romance entre um vampiro e uma mortal, que é o fato principal do filme. No livro, os diálogos entre eles são demorados e cheios de detalhes de suas vidas. No filme, eles trocam uma frase ou outra. Só quem teve espaço suficiente para contar sua vida foi o vampiro Edward. Isso, porque os expectadores tinham que saber da história.

- Destaque do filme só Charlie, o pai de Bella. Fizeram dele o ponto cômico da história para não ficar muito séria. Suas ações conseguiram arrancar muitas gargalhadas.

 

Bom, contar uma história de amor entre um vampiro e uma mortal, foi um prato cheio para o primeiro livro da escritora Stephenie Meyer. Ele sabe lidar com o negócio. A personagem depressiva e completamente sem vida que encontra a saída disso tudo quando encontra o amor. Ao apaixonar-se por um vampiro, ela começar a saber tudo desse mundo através dele, e sem nenhum medo. Como quando Edward a convida para ir conhecer sua família passando uma tarde em sua casa, a reação dela é se preocupar com o que acharão dela e não de que poderiam mordê-la.

 

Eu realmente tentei gostar do filme mas depois de ter passado 5 dias para ler o livro e vê-lo sendo resumido em apenas duas horas… Sei lá. Realmente não gostei. Espero ter gostado se deixasse para ler o livro logo depois. Como filme, Crepúsculo funciona. Como adaptação, realmente não sei. Talvez de trocassem o ator e atriz que fazem o casal principal... Quem sabe?

 

Antes que termine, gostaria de comentar sobre o modo como o filme está sendo vendido. O filme é do gênero romance! R-O-M-A-N-C-E! Coisa que só descobrir depois de ler alguns capítulos e descobrir estar gostando do livro. Não porque seja em maior parte romance e sobrenatural, mas por não ser épico. Cansei de Eragon, Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia. Chega de limpar a bunda com folha de bananeira e dormir em volta de fogueiras. (!) Voltando ao assunto do gênero. Cheguei ao cinema e peguei o folheto com os horários e sinopses dos filmes em cartaz. A sinopse de Crepúsculo começava assim: “É um filme de terror (…)”. Eu fiquei um tempinho parado tentando processar aquela frase. Não tem uma cena sequer de terror. O máximo tem um certo suspense no terceiro ato. Será que só por ter a palavra “vampiro”, o povo já conecta com “terror”?

 

DVD Matrix

Capa Disco

 

Eu havia comentado minha insatisfação com a Warner Brasil no post sobre o DVD de Batman O Cavaleiro das Trevas. Até que enfim tinha feito um DVD de nível. Acho que uma das três bolas dentro da Warner. As outras são Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Esses dois últimos, eu ainda não consegui comprar porque só encontro versão Fullscreen (bola fora). Felizmente esse Matrix é versão Widescreen. UFA.

 

Menu Principal Menu de Idiomas

 

O assunto é Matrix. Mais especificamente o DVD do filme que só teve a versão simples, e isso quer dizer que é simplório. O DVD conta com poucos extras e não tem versão do filme em português. Único idioma disponível é o inglês, pelo menos é áudio Dolby Digital 5.1. Mas como se isso não fosse o suficiente, eles forçaram a barra fazendo o DVD sem legendas nos extras. Os extras são Ficha técnica da Equipe e Elenco, os bastidores das filmagens, versão do filme com bastidores dos efeitos especiais e um clipe com as artes onceituais do filme. Até aí ótimo, mas como já citei, não tem legenda nenhuma e só o que está em português são as fichas dos indivíduos.

 

Extras Mundo de Extras sem legendas

 

Em Matrix – A Filmagem, são quase 26 minutos de muito conteúdo mostrando os bastidores como o treinamento, as filmagens (claro!) e comentários dos diretores Andy e Larry e do produtor Joel SIlver (todos muitos orgulhos, obviamente). Tudo isso sem legenda. Já em Siga o Coelho Branco, temos o filme inteiro, mas quando aparece alguma parte com efeitos especiais o colho branco aparece na tela e você aperta o Enter ou OK do controle remoto e vemos os bastidores da cena. Função muito interessante, porém, mais uma vez sem legendas em português e somente áudio em inglês durante todo o filme. É nessas horas que me inspiro no Twitter e falo: #comofas?

 

O último extra é clicando na pílula vermelha logo abaixo do Siga o Coelho Branco. O extra chamado de What is the Concept? mostra um clipe com artes conceituais do filme. É sempre bom saber como os caras imaginaram a cena nos storyboards antes de filmar, e depois a versão final que foi parar no filme é apresentada.

 

Senha pós créditos

 

Para finalizar, logo após os créditos do filme, tem o endereço www.whatisthematrix.com. e um “password: steak”. Entrei no site para conferir, mas já está todo renovado e anunciando a Ultimate Collection de Matrix. Todos em Bluray, até a série animada Animatrix. Se alguém conseguir usar essa senha em algum lugar, avisa aqui, beleza?

E por falar em Bluray, em Março do ano que vem, Matrix completa 10 aninhos (é uma criança ainda) e, com isso, a Warner aproveita para lançar o Bluray edição de aniversário com bilhões de Extras.

Chega de Trailers pelo Youtube!

 

Eu estava meio pra baixo de ficar postando trailers, alguns deles com qualidade muito baixa. Semana passada eu me animei quando baixei alguns trailers no tal formato HD. A experiência muito melhor. O primeiro que baixei foi A Era do Gelo 3. Ver o Scrat atrás da esquilinha que pegou sua coisa lá (até hoje não me interessei em saber qual o singular de “nozes”, me digam, por favor) numa qualidade muito melhor que qualquer youtube da vida é muito mais legal. Só faltava ver num telão tipo do cinema com som 5.1 estremecendo sala... Calma! Exagerei.

EDIT: O brother @geekpobre me ajudou pelo twitter. O singular de nozes é noz. Valeu!

 

Logo depois eu baixei de algumas comédias como A Pantera Cor-de-Rosa 2 e Role Models (ainda sem título nacional). Steve Martin mais uma vez como o estupidamente engraçado Detetive Clouseau. Já Role Models tem Sean Willian Scott e Paul Rudd [ativando modo “Sessão da Tarde”] enfrentando muita confusão com uma galerinha barra pesada. [OFF]

 

Ainda peguei mais alguns e o destaque foi para o recém-lançado X-Men Origins: Wolverine. O filme solo do mutante demorou a ter o trailer lançado oficialmente, mas até que enfim saiu e peguei logo em HD, claro! O trailer que saiu não foi o mostrado na Comic Com, foi o que vazou semana passada que aparece mais Gambit com seu bastão e cartinhas voando, um rápido Deadpool, além de Wolverine num diálogo muito legal com Dentre-de-Sabre:

 

Dentre-de-Sabre: Você nem sabe como me matar.
Wolverine: Arrancarei sua cabeça. Veremos se funciona.

 

É o mutante mais querido dos X-Men falando e botando moral =D

 

Para baixar os trailer citados aqui, basta acessar os links abaixo. Todos estão em HD 480p.
(Botão direito > Salvar Destino Como...)

A Era do Gelo 3

A Pantera Cor-de-Rosa 2

Role Models

X-Men Origins: Wolverine

Batman O Cavaleiro das Trevas

Capa Discos

 

Geralmente eu não gosto dos DVD’s da Warner. Além de pouquíssimo conteúdo extra, as legendas são ligeiramente menores e chegam a não ter extra algum. No caso de Batman O Cavaleiro das Trevas, só não acontece o último elemento. Se comparado a DVDs da Paramount recém-lançados como Homem de Ferro e Transformers, O Cavaleiro das Trevas pareceria uma edição simples se os extras não fossem tantos.

 

Menu do Disco 1

 

No disco Um, temos o filme. Somente o filme. Nada de comentários, cenas excluídas ou inéditas. Só para não dizer que é só o filme, quando iniciamos a reprodução do disco, temos um daqueles comerciais contra a pirataria, um clipe sobre os lançamentos Bluray da Waner e o trailer de The Clone Wars com legendas em português. O áudio do filme é Dolby Digital 5.1 seja para inglês, português ou espanhol, mesmo sendo o melhor para home theaters, o áudio 5.1 acaba sendo até um incomodo. Eu, por exemplo, tive que colocar a televisão no volume 50 para poder ouvir bem já que meu home theater está com problema em duas caixinhas e na bandeja de disco. Eu sempre elogio a dublagem, mas dessa vez eu assisti legendado pois alguns amigos meus que se ligam em dublagem estavam meio que com um pé atrás quanto à voz do Coringa. Quem sabe mais pra frente eu assisto dublado.

 

Menu do Disco 2 Extras

 

Já no disco Dois, que vem com a cara do Coringa estampada no disco, tem os extras. Tenho que admitir que não achei muito interessantes tirando um detalhe aqui e ali. Na parte Gothan Revelada: A Criação de uma Cena, temos os bastidores. Somente isso com narração de elementos da equipe como o diretor, produtor, roteirista, diretor de fotografia... Essa parte tem 5 ramificações totalizando pouco mais de 1 hora de bastidores. Tudo bem que é bom assisti para saber coisas como é filmar com a tecnologia IMAX e como eles quebraram umas das 4 câmeras IMAX do mundo. Ponto pra eles =D

 

Somente Narrações... Woops!

 

Logo depois temos as seqüências filmadas em IMAX. Seis no total. Já em As Notícias de Gothan, há algumas matérias do canal GNC que aparece no filme totalizando 46m34s de conteúdo que ainda não consegui ver. Ainda tem uma galeria de imagens que mostra pôsters, cartas do Coringa, algumas ilustrações e imagens da produção. Nada muito espetacular. E pra finalizar tem os trailers e comerciais de TV, sem legendas.

 

Tenho que dizer que fiquei realmente decepcionado por não mostrar o elenco e equipe falando sobre ou como foi fazer o filme, esse tipo de coisa. Uma caprichada não fazia mal a ninguém e era melhor para os fãs. Como meu chapa Iskilo666 do Filecast falou no Twitter, foi extremamente broxante Heath Ledger não aparecer nos extras.