trakt.tv

A tal Realidade Aumentada

Bom, ainda não chegamos a esse ponto mas já é possível usufruir desta tecnologia em joguinhos para celular e agora invade o mundo dos filmes.

Como a moda agora é quanto mais interativo melhor, nada como um bom 3D que interage com o espectador e não fica apenas no computador. Já entraram nessa lista os filmes Star Trek e Transformers e agora eu encontro um canal de Harry Potter no YouTube. Inicialmente me parecia mais uma mera novidade que chegaria e passaria mas realmente veio para ficar. Quem ainda não viu o jogo Eye of Jugdement do console PS3? É exatamente o mesmo negócio mas é um jogo de cartas e em cima das cartas surgem os monstrinhos que duelam, se matam e interagem com o jogador.

A Realidade Aumentada (RA) funciona ao colocar algo na frente da webcam. Dentre os citados, todos funcionam imprimindo uma imagem do site e mostrando para a webcam. Quando o programinha do site identifica o desenho impresso é quando a festa começa.

A experiência de Star Trek parece a mais interessante. Basta imprimir um mini poster do filme. Quando o site identificá-lo a festinha começa. Uma mini Enterprise aparece bem diante de seus olhos e você pode explorá-la, usar suas armas e ver informações. Claro que tudo isso aparece na tela do computador :)

Na experiência de Transformers é preciso imprimir um símbolo. Como ainda não pude testar pois minha webcam não tá concluindo a instalação, não cheguei a testar e fiquei em dúvida quanto a um vídeo que encontrei. No vídeo mostra que basta ficar na frente da webcam que passamos a usar uma máscara de Optimus Prime. Porém, onde está o símbolo que nos mandam imprimir? oO

Versão mais engraçada aqui

Agora em Harry Potter é algo bem besta bastando imprimir um símbolo parecido com o de Transformers. O problema é a simplicidade: apenas aparecerá um caldeirão e pressionando um botão no teclado acionará alguns efeitos na poção.

 

Links das experiências em RA:

http://www.experience-the-enterprise.com/
http://www.weareautobots.com/
http://www.youtube.com/harrypotter